Pular para o conteúdo

Nanopartículas de Ouro e Prata

  • por

Imagine partículas minúsculas de ouro e prata, imperceptíveis a olho nu, com um tamanho 70 mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo. À primeira vista, podem parecer insignificantes, mas para a ciência, essas nanopartículas de prata e ouro representam um avanço revolucionário para a saúde e bem estar.

A tecnologia da nanopartículas de ouro ou prata não é uma novidade, sendo há décadas utilizada na área médica para impedir o crescimento de bactérias em instrumentos cirúrgicos. Além disso, seu uso se expande para uma variedade de produtos de saúde, como curativos para queimaduras, feridas e acne, bem como em produtos de higiene feminina, como forros de calcinha e absorventes higiênicos, e até mesmo em chapinhas de cabelo.

A Revolução no Mundo da Medicina

Pesquisadores dos laboratórios de Química do Estado Sólido e de Química Biológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o Núcleo de Ciências Ambientais da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), têm explorado o potencial dessas nanopartículas para revolucionar a medicina.

A prata possui propriedades antifúngicas e antibacterianas naturais, sendo que as partículas de nano prata geralmente possuem cerca de 25 nanômetros de tamanho. Essas partículas têm uma área de superfície extremamente grande em relação ao seu tamanho, o que aumenta significativamente seu contato com bactérias e fungos, melhorando sua eficácia no combate a esses micro-organismos.

O poder das Nanopartículas

Essas partículas minúsculas (nanopartículas) têm o poder de transportar e entregar medicamentos diretamente dentro do organismo humano, abrindo caminho para tratamentos mais eficazes, especialmente no combate às células cancerígenas. Além disso, elas também são fundamentais na produção de tecidos que aceleram a cicatrização de lesões, recuperação de curativos, promovendo a regeneração celular e melhorando a recuperação de pacientes.

Essa pesquisa promissora está pavimentando o caminho para uma nova era na medicina, onde terapias mais direcionadas e eficientes podem ser desenvolvidas, oferecendo esperança e alívio para milhões de pessoas em todo o mundo.Veja também o maravilhoso experimento Efeito Tyndall.

Seu Contato com Vírus e Bactérias

Quando em contato com bactérias e fungos, as nanopartículas de ouro ou prata afeta adversamente o metabolismo celular e inibe o crescimento dessas células. Ela suprime a respiração, o metabolismo basal do sistema de transferência de elétrons e o transporte de substratos na membrana das células microbianas, inibindo assim a multiplicação e o crescimento desses organismos, que podem causar infecções, odor, coceira e feridas.

Prata Coloidal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *